Assim como em qualquer outro meio que lide com pessoas, um estúdio de tatuagem necessita fidelizar clientes. Afinal de contas seria um ótimo sinal se você conseguisse “prender” seus clientes. Porém você já parou para pensar quais fatores são decisivos na fidelização de clientes em seu estúdio?
É claro que a qualidade de seu serviço será o principal motivo, afinal de contas ninguém irá querer voltar para um local que oferece um serviço mal feito. Mas, podemos analisar isso também pelo ponto de vista do marketing, levantando a forma como você se vende.
Saber se divulgar, movimentar as pessoas ao redor de seu estúdio e chamar a atenção do público é também muito importante. Preparamos algumas dicas sobre como fidelizar clientes, então continue lendo o texto até o final.
Dicas para fidelizar clientes em seu estúdio de tatuagem
Invista no ambiente
O ambiente é fundamental para passar a primeira imagem ao seu cliente… digo, não só a primeira né? Precisamos lembrar que todo o processo de chegar no estúdio e aguardar seu momento, até o pós tatuagem fazem parte da realização da tatuagem.
Logo, seu estúdio deve oferecer um ambiente adequado para o cliente. Uma TV, revistas de tatuagem, música de fundo, ambiente personalizado e se tiver espaço, porque não uma mesa de sinuca? Uma espécie de bar? Enfim, todo esse investimento se converte em um ambiente único para seu cliente. Te garanto que quando ele pensar em fazer uma tattoo outra vez, será seu estúdio que ele irá lembrar.
É impossível nós pensarmos em ambiente adequado se ele estiver sujo e mal organizado. Então a higiene, limpeza e organização do tatuador também são pontos importantes aqui. Entrar em um local sujo e desorganizado nos passa uma imagem negativa daquela pessoa que o administra. O que pensar então do processo da tatuagem em si, que exige cuidados de higiene? Imagine só que negativo para seu estúdio se isso virasse uma rotina a ponto das pessoas comentarem entre si? O boca a boca que pode ser positivo, também pode ser negativo se você não fizer as coisas adequadas.
Não perca contato com seus clientes
Manter uma relação mais próxima com seus clientes também é uma dica. Afinal de contas o processo pós tatuagem cerca a cicatrização da pele e alguns cuidados por parte do tatuado. É função do tatuador também ajudar o cliente a entenderem o que fazer, e é uma demonstração de interesse entrar em contato para saber se tudo está ocorrendo da maneira correta.
Isso cria uma relação de confiança com seu cliente, que o passa a vê-lo como alguém bastante responsável e atencioso.
E não só para saber a cicatrização um tatuador precisa entrar em contato. Após cerca de 6 meses já será possível dar retoques no desenho, caso o tatuado tenha interesse. Então novamente, entre em contato com ele, procure saber se ele deseja isso, e não seja insistente, se não o objetivo de criar uma boa relação acaba indo por água abaixo.
Crie um tutorial de cuidados pós tatuagem
Isso não irá fazer com que você deixe de ligar para seus clientes. Com esse tutorial a intenção é informar seu cliente sobre os cuidados necessários após a tattoo ficar pronta. Praticamente nenhum “marinheiro de primeira viagem” tem noção de como, por exemplo, o sol pode ser crucial. Então esse informativo será ponto positivo para seu estúdio. Novamente com um atendimento completo e cercando todas as necessidades dos clientes, seu estúdio ganhará credibilidade.
Então crie uma espécie de guia em papel mesmo, destacando atitudes corretas e incorretas. Os ensine a cuidar de suas tatuagens.
Seja alguém receptivo e tente compreender os medos de seus clientes
Não é tão simples tocar um estúdio de tatuagem, pois em todo ramo onde existe o contato com o público, dificuldades surgem. Precisamos tratar nossos clientes com todo cuidado e atenção possível. Para aqueles que pretendem fazer sua primeira tattoo por exemplo, o medo de ferir sua própria pele existe. É nesse cenário que precisamos nos apresentar e acalmar os nervos deles, oferecendo um atendimento extremamente aconchegante.
Então seja paciente e cuidadoso o tempo todo, quando falamos de fidelização de clientes, a primeira experiência será o fator chave que decidirá se ele irá querer fazer outra tattoo e se ela será com você. Para os clientes que já fizeram tattoo antes, o cuidado também é necessário ao passar para eles que seu estúdio é especial. Possuindo um atendimento superior a média, transmitindo segurança, além de um ambiente único.
Enfim, manter seu estúdio organizado, limpo e se atentando aos cuidados necessários com seus clientes, dificilmente seu estúdio não irá crescer e virar uma referência no ramo para sua região. É tudo questão de cuidados típicos da profissão. Espero que tenha gostado do conteúdo sobre como fidelizar clientes em seu estúdio, até a próxima!