Skip to content

Doenças envolvendo tatuagem: Hepatite B e C, HIV e Câncer de Pele aprenda a se prevenir e identifica-las

08/03/2017

Doenças envolvendo tatuagem: Hepatite B e C, HIV e Câncer de Pele aprenda a se prevenir e identifica-las

A cada dia que passa, o número de pessoas que desejam ter uma arte tatuada em seu corpo cresce e, com isso, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre os riscos de doenças envolvendo tatuagem e, até mesmo, os riscos de arrependimento após alguns anos.

Os riscos de arrependimento podem acontecer por diversos fatores, porque não faz mais sentido carregar o golfinho rosa que você fez quando tinha dezesseis anos, o desenho está desbotando e perdendo a cor ou por uma desilusão amorosa. Arrependimento é um dos principais motivos para que um pessoa cogite a remoção de tatuagem a laser.

Porém, além do arrependimento, existem alguns fatores raros que podem levar a pessoa a remover uma tatuagem ou mesmo nem fazer a arte. É também imprescindível que você fique atento aos riscos e doenças que podem acontecer durante o procedimento.

Tatuagem é um procedimento seguro, desde que você faça com um profissional adequado e preparado. Abaixo você pode ficar ligado aos possíveis riscos e doenças que envolvem o mundo das tatuagens e buscar formas para se proteger. Confira!

Riscos de tintas de tatuagem

O principal componente das tintas para tatuagem são os metais; o vermelho, por exemplo, pode conter sulfeto de mercúrio. Já o azul, em muitos casos, é encontrado cobalto e alumínio.

Isso levantou dúvidas de que a arte poderia ocasionar câncer de pele ao cliente. Além disso, nos últimos anos, estudos realizados em pessoas tatuadas documentaram alguns casos desse tipo de câncer.

Entretanto, Ariel Ostad, professor assistente clínico de dermatologia do NYU Langone Medical Center, em Manhattan, afirmou que o câncer não foi de fato ocasionado pela tatuagem. Ostad, também diz que, a tinta de tatuagem provavelmente não causa danos ao cliente, pois fica retida nas células epiteliais denominadas de macrófagos.

Prevenir-se dos riscos de doenças envolvendo tatuagem

Pode ser mais difícil de detectar e tratar lesões cancerosas de pele como o melanoma em peles tatuadas, principalmente tatuagens escuras. Lembrando também que, tatuagens não protegem a pele do usuário de raios ultravioletas (UV) do sol.

É importante que você observe os equipamentos que seu tatuador trabalha, pois equipamentos e agulhas não estéreis podem transmitir infecções que podem levar ao cancro, hepatite B e C (hepatites virais crônicas que estão associadas com um risco de cancro do fígado) e HIV (que tem sido associada a um risco aumentado de uma variedade de cancros, incluindo o linfoma não Hodgkin e sarcoma de Kaposi).

Afim de minimizar cada vez mais os risco de infecções transmitidas pelo sangue, todos os estados e territórios do mundo necessitaram regulamentar todos os procedimentos que envolvem a arte corporal.

Pessoas tatuadas devem ficar atentas as possíveis mudanças que sua pele pode apresentar, assim como aqueles que não possuem tatuagem pelo corpo. Todas as pessoas que desejam realizar uma arte em seu corpo devem estar cientes dos possíveis perigos e riscos de doenças com tatuagem, para que de alguma forma tome decisões para diminui-los.

Como minimizar as doenças envolvendo tatuagem

É importante que o tatuador deixe uma borda de pele saudável ao redor de moles ou marcas de nascença, desse modo as possíveis mudanças serão fáceis de serem identificadas. E evitará que você só observe as mudanças quando a doença já esteja em um grau avançado.

Escolha um estúdio de tatuagem autorizado pelos órgãos responsáveis. Além disso, observe se o tatuador lava as mãos com sabão antibacteriano, usa luvas descartáveis enquanto trabalha em sua tatuagem e também faz o uso único de agulhas descartáveis.

Pergunte ao tatuador sobre como o seu equipamento e superfícies são esterilizados e como ele se desfaz de agulhas e equipamentos utilizados quando terminar o procedimento.

Fique tranquilo, com segurança você pode fazer uma tatuagem sem medo de desenvolver câncer de pele. Porém se atente a tudo que está acontecendo, desde o momento eu que o tatuador esta trabalhando em sua pele e seu pós-tratamento, desse modo muitos problemas de infecção podem ser evitados.

Como observamos a segurança é a chave de todo o procedimento, se o tatuador escolhido não apresentar esses sinais básicos, não faça o trabalho. Pois, as chances de você se contaminar aumentam significativamente.

E então, gostou do nosso post sobre as doenças envolvendo tatuagem? Siga-nos nas redes sociais e compartilhe essa informação com seus amigos. Se ainda houver dúvida, deixe o seu comentário abaixo.